SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MATOSINHOS, GRANDIOSO E EMOCIONANTE/GROSSARTIG UND BEEINDRUCKEND/GREAT AND IMPRESSIVE

bandeiradobrasil

SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MATOSINHOS, GRANDIOSO E EMOCIONANTE

Desde quando eu era estudante de arquitetura, eu sonhava em visitar um dia o conjunto do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Esse desejo foi realizado quando Erich e eu viajamos pelo Brasil para captar imagens para o livro 66 x Brasil.

Inicialmente, vale ressaltar que a concepção arquitetônica do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos foi inspirada nos Santuários do Bom Jesus do Monte, em Braga e no de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, Portugal, que tivemos o prazer de visitar.

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/Heiligtum Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/ Bom Jesus do Monte Sanctuary, Braga, Portugal
Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/Heiligtum Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/ Bom Jesus do Monte Sanctuary, Braga, Portugal
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, Portugal/Heiligtum Unserer Lieben Frau von Arzneien in Lamego, Portugal/Shrine of Our Lady of Remedies in Lamego, Portugal
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, Portugal/Heiligtum Unserer Lieben Frau von Arzneien in Lamego, Portugal/Shrine of Our Lady of Remedies in Lamego, Portugal

Chegamos em Congonhas do Campo, distante aproximadamente 80 km de Belo Horizonte, numa manhã ensolarada e nos dirigimos para o Santuário.

A cidade de Congonhas do Campo a partir do santuário / Die Stadt Congonhas do Campo von der Wallfahrtskirche aus gesehen / The town of Congonhas do Campo seen from the sanctuary
A cidade de Congonhas do Campo a partir do santuário / Die Stadt Congonhas do Campo von der Wallfahrtskirche aus gesehen / The town of Congonhas do Campo seen from the sanctuary

A primeira impressão que tive do lugar foi a grandiosidade das esculturas dos doze profetas, executados em pedra sabão, até me emocionei ao apreciar aquela obra de arte do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa – 1730 – 1814), que executou o trabalho já no final da vida e doente, como se fosse sua última tarefa.

O Profeta Ezequiel / Der Prophet Ezechiel / The Prophet Ezekiel
O Profeta Ezequiel / Der Prophet Ezechiel / The Prophet Ezekiel
Profeta Daniel / Prophet Daniel / prophet Daniel
Profeta Daniel / Prophet Daniel / prophet Daniel

O que me chamou a atenção de imediato foi a perfeita integração dos profetas com o conjunto edificado composto pela igreja, pelas escadarias majestosas, com o adro (grande pátio que antecede à igreja) murado e com as capelas. Aliás, acho que esse adro foi concebido e existe para enaltecer os profetas.

Vista geral do santuário /Gesamtansicht der Wallfahrtskirche /General view of the sanctuary
Vista geral do santuário /Gesamtansicht der Wallfahrtskirche /General view of the sanctuary

A construção do Santuário de Congonhas foi iniciada em 1757 e a igreja, pelo que eu pude perceber, é um dos mais significativos exemplos do barroco mineiro, seu interior é todo decorado no estilo rococó.

Além, dos profetas, da igreja e das escadarias, completam o grandioso conjunto as seis capelas que estão implantadas na subida que conduz até à igreja. Essas capelas guardam as 66 representações, em tamanho natural, em madeira de cedro dos Sete Passos da Paixão: Última Ceia, Jesus no Horto das Oliveiras, a Prisão, a Flagelação, a Coroação de Espinhos e a última, que abriga o Caminho para o Calvário e a Crucificação. Aleijandinho trabalhou com dois ajudantes para executá-las entre 1796 a 1799. Os pintores Manuel da Costa de Ataíde, o famoso Mestre Ataíde, e Francisco Xavier Carneiro completaram sua obra.

Uma das capelas dos Sete Passos da Paixão / Eine der Kapellen der sieben Stufen der Leidensgeschichte / One of the chapels of the Seven Steps of the Passion
Uma das capelas dos Sete Passos da Paixão / Eine der Kapellen der sieben Stufen der Leidensgeschichte / One of the chapels of the Seven Steps of the Passion
Santa Ceia /Abendmahl / Last Supper
Santa Ceia /Abendmahl / Last Supper

O Santuário de Bom Jesus do Matosinhos é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional – IPHAN desde 1939 e passou a integrar a Lista dos bens tombados pela UNESCO, sendo reconhecido assim como Patrimônio Cultural Mundial em dezembro de 1985.

Acredito que se você tiver oportunidade de planejar uma viagem para Minas Gerais para conhecer a rota do Barroco Mineiro vai se encantar com tanta beleza. São muitos os bens arquitetônicos de grande valor. Eu só espero que o governo brasileiro seja consciente de suas preciosidades e que destine verba para que essas maravilhas possam resistir ao tempo.

Observação: se você quiser continuar “viajando” com o nosso blog, clique no botão “seguir” localizado no canto inferior direito dessa página. Você receberá um email com um link para confirmar a assinatura desse blog (não paga nada). Quando clicar no link, você será direcionado para uma página em inglês (essa página explica o procedimento no caso de você desejar um dia parar de seguir o blog). A partir daí, você já está “seguindo” o blog.

 

bandeiradaalemanha

WALLFAHRTSORT HEILIGTUM  BOM JESUS MATOSINHOS,

GROSSARTIG UND BEEINDRUCKEND

Als Student der Architektur habe ich immer davon geträumt, eines Tages den Wallfahrtsort Bom Jesus do Matosinhos in Congonhas do Campo, in Minas Gerais, zu besuchen. Dieser Wunsch wurde dann realisiert als Erich und ich in Brasilien unterwegs waren, um Fotos für das Buch „66 x Brasilien“ zu machen.

Zunächst ist es bemerkenswert, dass die architektonische Gestaltung der Wallfahrtskirche Bom Jesus do Matosinhos von den beiden Wallfahrtsstätten von Bom Jesus do Monte in Braga und der Kirche „Nossa Senhora dos Remédios“ in Lamego, beide in Portugal, inspiriert wurden. Wir hatten die Möglichkeit beide schon besuchen zu können.

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/Heiligtum Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/ Bom Jesus do Monte Sanctuary, Braga, Portugal
Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/Heiligtum Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/ Bom Jesus do Monte Sanctuary, Braga, Portugal
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, Portugal/Heiligtum Unserer Lieben Frau von Arzneien in Lamego, Portugal/Shrine of Our Lady of Remedies in Lamego, Portugal
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, Portugal/Heiligtum Unserer Lieben Frau von Arzneien in Lamego, Portugal/Shrine of Our Lady of Remedies in Lamego, Portugal

Wir erreichten Congonhas do Campo, das etwa 80 km von Belo Horizonte entfernt gelegen ist, an einem sonnigen Morgen und wir fuhren sogleich hoch zur Wallfahrtsstätte.

A cidade de Congonhas do Campo a partir do santuário / Die Stadt Congonhas do Campo von der Wallfahrtskirche aus gesehen / The town of Congonhas do Campo seen from the sanctuary
A cidade de Congonhas do Campo a partir do santuário / Die Stadt Congonhas do Campo von der Wallfahrtskirche aus gesehen / The town of Congonhas do Campo seen from the sanctuary

Der erste Eindruck, den ich von dem Ort hatte, war die Ungeheuerlichkeit der Skulpturen der zwölf Propheten, allesamt in Speckstein ausgeführt. Ich war begeistert von diesem Kunstwerk von Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa, 1730-1814), der diese Arbeit am Ende seines Lebens, schon krank, quasi als letzte Lebensaufgabe ausführte.

O Profeta Ezequiel / Der Prophet Ezechiel / The Prophet Ezekiel
O Profeta Ezequiel / Der Prophet Ezechiel / The Prophet Ezekiel
Profeta Daniel / Prophet Daniel / prophet Daniel
Profeta Daniel / Prophet Daniel / prophet Daniel

Was mir sofort auffiel war die perfekte Integration der Gruppe von Propheten mit den Gebäuden der Kirche, die majestätische Treppe mit dem Kirchhof, die Mauer und die Kapellen. In der Tat, ich denke, dass der Kirchhof entworfen wurde, um die Propheten zu preisen.

Vista geral do santuário /Gesamtansicht der Wallfahrtskirche /General view of the sanctuary
Vista geral do santuário /Gesamtansicht der Wallfahrtskirche /General view of the sanctuary

Der Beginn des Baues der Wallfahrtsstätte von Congonhas war im Jahre 1757 und die Kirche ist, soweit ich das sehen konnte, eines der bedeutendsten Beispiele des Minais Gerais-Barock, der Innenraum ist komplett im Rokoko-Stil ausgeschmückt.

Darüber hinaus komplementieren die Propheten, die Kirche und die Treppe zusammen mit den sechs Kapellen, die hoch zur Kirche führen, die Gesamtkomposition der Anlage.

Diese Kapellen halten die 66 Darstellungen der sieben Stationen der Passion fest, in realer Größe und in Zedernholz: das letzte Abendmahl, Jesus im Olivenhain, die Festnahme, die Geißelung, die Dornenkrönung, der letzte Weg zum Kalvarienberg und die Kreuzigung.

Aleijandinho arbeitete mit zwei Assistenten zwischen den Jahren 1796 und 1799. Der Maler Manuel da Costa Ataíde, der berühmte Meister, und Francisco Xavier Carneiro vollendeten sein Werk.

Uma das capelas dos Sete Passos da Paixão / Eine der Kapellen der sieben Stufen der Leidensgeschichte / One of the chapels of the Seven Steps of the Passion
Uma das capelas dos Sete Passos da Paixão / Eine der Kapellen der sieben Stufen der Leidensgeschichte / One of the chapels of the Seven Steps of the Passion
Santa Ceia /Abendmahl / Last Supper
Santa Ceia /Abendmahl / Last Supper

Das Heiligtum „Bom Jesus do Matosinhos Sanctuary“ ist seit 1939 in der Liste von IPHAN – Institut des nationalen historischen und künstlerischen Erbes/geschützt durch IPHAN.

Im Dezember 1985 dann anerkannt durch die UNESCO – Organisation der Vereinten Nationen für Bildung, Wissenschaft und Kultur / von der UNESCO als Weltkulturerbe anerkannt

Ich glaube, dass, falls Sie die Möglichkeit haben, eine Reise nach Minas Gerais zu planen, die Route des Mineiro-Barock Sie mit  viel Schönheit verzaubern wird. Es gibt viele architektonische Vermächtnisse von großem Wert.

Ich hoffe nur, dass die brasilianische Regierung sich dieser seiner Kostbarkeiten bewusst ist und das Engagement und die Mittel für ihre Erhaltung bereitstellt.

Hinweis: Falls Sie unseren “Reisen” auf dem Blog folgen wollen, dann klicken Sie einfach nur auf “FOLGEN” in der unteren rechten Ecke dieser Seite. Sie werden dann automatisch über jede unserer weiteren Blog-Reisen informiert.

BRITAIN

THE SANCTUARY BOM JESUS MATOSINHOS,

GREAT AND IMPRESSIVE

As a student of architecture I always dreamed of visiting the pilgrimage church of Bom Jesus do Matosinhos in Congonhas do Campo, Minas Gerais. This wish was finally realized when Erich and I were traveling around allover in Brazil to take photos for the book “66 x Brazil“.

First it is remarkable that the architectural design of the sanctuary of Bom Jesus do Matosinhos was inspired by the two pilgrimage sites of „Bom Jesus do Monte“ in Braga and the church “Nossa Senhora dos Remédios” in Lamego, both in Portugal. We had the pleasure to visit both already.

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/Heiligtum Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/ Bom Jesus do Monte Sanctuary, Braga, Portugal
Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/Heiligtum Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal/ Bom Jesus do Monte Sanctuary, Braga, Portugal
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, Portugal/Heiligtum Unserer Lieben Frau von Arzneien in Lamego, Portugal/Shrine of Our Lady of Remedies in Lamego, Portugal
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, Portugal/Heiligtum Unserer Lieben Frau von Arzneien in Lamego, Portugal/Shrine of Our Lady of Remedies in Lamego, Portugal

We reached Congonhas do Campo, which is located about 80 km from Belo Horizonte, on a sunny morning and we went straight up to the  site.

A cidade de Congonhas do Campo a partir do santuário / Die Stadt Congonhas do Campo von der Wallfahrtskirche aus gesehen / The town of Congonhas do Campo seen from the sanctuary
A cidade de Congonhas do Campo a partir do santuário / Die Stadt Congonhas do Campo von der Wallfahrtskirche aus gesehen / The town of Congonhas do Campo seen from the sanctuary

The first impression I had of the place was the enormity of the sculptures of the twelve prophets, all performed in soapstone. I was thrilled to see this work of art by Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa, 1730-1814), who did this at the end of his life already sick, quasi his last life task.

O Profeta Ezequiel / Der Prophet Ezechiel / The Prophet Ezekiel
O Profeta Ezequiel / Der Prophet Ezechiel / The Prophet Ezekiel
Profeta Daniel / Prophet Daniel / prophet Daniel
Profeta Daniel / Prophet Daniel / prophet Daniel

What struck me immediately was the perfect integration of the group of prophets with the buildings of the church, the majestic staircase with the churchyard, the wall and the chapels. In fact, I think the churchyard was designed to praise the prophets.

Vista geral do santuário /Gesamtansicht der Wallfahrtskirche /General view of the sanctuary
Vista geral do santuário /Gesamtansicht der Wallfahrtskirche /General view of the sanctuary

The beginning of the construction of the Sanctuary of Congonhas was in 1757 and, as far as I could see, the church is one of the most important examples of the Minais Gerais Baroque, the interior is completely in rococo-style.

In addition, the prophets, the church and the staircase, together with the six chapels leading up to the church, complement the overall composition of the complex.

These chapels hold the 66 illustrations of the Seven Stations of the Passion, in real size and in cedar wood: The Last Supper, Jesus in the Olive Grove, the Arrest, the Flagellation, the Coronation of the Torches, the Last Way to Calvary and the Crucifixion.

Aleijandinho worked with two assistants between the years 1796 and 1799. The painter Manuel da Costa Ataíde, the famous master, and Francisco Xavier Carneiro completed his work.

Uma das capelas dos Sete Passos da Paixão / Eine der Kapellen der sieben Stufen der Leidensgeschichte / One of the chapels of the Seven Steps of the Passion
Uma das capelas dos Sete Passos da Paixão / Eine der Kapellen der sieben Stufen der Leidensgeschichte / One of the chapels of the Seven Steps of the Passion
Santa Ceia /Abendmahl / Last Supper
Santa Ceia /Abendmahl / Last Supper

The Sanctuary “Bom Jesus do Matosinhos Sanctuary” has been on the list of IPHAN – Institute of National Historical and Artistic Heritage / Protected by IPHAN since 1939.

In December 1985 then acknowledged by the UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – as a World Cultural Heritage.

I believe that if you have the opportunity to plan a trip to Minas Gerais, the route of the Mineiro Baroque will enchant you with a lot of beauty. There are many architectural legacies of great value.

I just hope that the Brazilian government is aware of its treasures and is providing the commitment and resources for its preservation.

Note: If you want to follow our “Journeys” on the Blog, just click on “FOLLOW” in the lower right corner of this page. You will then automatically be informed about each of our new Blog-Travels.

 

2 comentários em “SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MATOSINHOS, GRANDIOSO E EMOCIONANTE/GROSSARTIG UND BEEINDRUCKEND/GREAT AND IMPRESSIVE”

Deixe um comentário