Leipzig, a cidade da música e de Fausto

Leipzig, a cidade da música e de Fausto

Leipzig está localizada no norte da Alemanha, com uma população aproximada de 540 mil habitantes. É um centro de cultura e ensino, com uma universidade fundada em 1409. É a cidade alemã considerada centro de comércio de livros e publicações.

Os habitantes de Leipzig costumam dizer que a estação de trem da cidade é um shopping center com acesso às plataformas dos trens. É verdade. Acrescente-se a isso a beleza do edifício, que data de 1842 e foi restaurado recentemente. Consideramos a estação de trem de Leipzig, em alemão Bahnhof como uma das mais belas da Europa. É também uma das mais antigas do mundo.

A primeira impressão de quem chega de trem à Leipzig é que você chegou numa cidade limpa, organizada e de muito bom gosto. Mas, a milenar cidade é cheia de história e de música. Leipzig completa mil anos em 2015, isto é, desde quando ela foi mencionada em documentos históricos.

Foi em Leipzig onde ocorreram, nas segundas-feiras, as manifestações pacíficas, que antecederam à queda do Muro de Berlim.

O compositor alemão Richard Wagner nasceu em Leipzig. Outro importante nome da música, Johann Sebastian Bach regeu o coro da igreja entre 1728-1758. Se você é apaixonado(a) por música clássica, precisa percorrer a “Rota da Música” indicada através de placas no centro da cidade.

Por falar em centro, o de Leipzig é compacto, reúne as principais lojas em um espaço aproximado de 700 x 600 metros. É nesta área onde está localizado também o restaurante “Auerbachs Keller”. Primeiro, é bom definir o que é keller em alemão. Trata-se de um porão. Quando você estiver viajando pela Alemanha e visitar um restaurante que tem o nome combinado com a palavra keller, entenda que é um local tradicional, com decoração especial,  com comida típica deliciosa e que está localizado em um subsolo! Mas, voltando ao Auerbachs Keller, esse restaurante foi mencionado no livro de Goethe, Fausto. Para quem conhece a obra, foi neste local onde Fausto fez o acordo com Mephisto.

Leipzig integrava a Alemanha Oriental e depois da reunificação a cidade soube se modernizar para se tornar uma das cidades alemãs com alto nível de qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s