Leipzig, a cidade da música e de Fausto

Leipzig, a cidade da música e de Fausto

Leipzig está localizada no norte da Alemanha, com uma população aproximada de 540 mil habitantes. É um centro de cultura e ensino, com uma universidade fundada em 1409. É a cidade alemã considerada centro de comércio de livros e publicações.

Os habitantes de Leipzig costumam dizer que a estação de trem da cidade é um shopping center com acesso às plataformas dos trens. É verdade. Acrescente-se a isso a beleza do edifício, que data de 1842 e foi restaurado recentemente. Consideramos a estação de trem de Leipzig, em alemão Bahnhof como uma das mais belas da Europa. É também uma das mais antigas do mundo.

A primeira impressão de quem chega de trem à Leipzig é que você chegou numa cidade limpa, organizada e de muito bom gosto. Mas, a milenar cidade é cheia de história e de música. Leipzig completa mil anos em 2015, isto é, desde quando ela foi mencionada em documentos históricos.

Foi em Leipzig onde ocorreram, nas segundas-feiras, as manifestações pacíficas, que antecederam à queda do Muro de Berlim.

O compositor alemão Richard Wagner nasceu em Leipzig. Outro importante nome da música, Johann Sebastian Bach regeu o coro da igreja entre 1728-1758. Se você é apaixonado(a) por música clássica, precisa percorrer a “Rota da Música” indicada através de placas no centro da cidade.

Por falar em centro, o de Leipzig é compacto, reúne as principais lojas em um espaço aproximado de 700 x 600 metros. É nesta área onde está localizado também o restaurante “Auerbachs Keller”. Primeiro, é bom definir o que é keller em alemão. Trata-se de um porão. Quando você estiver viajando pela Alemanha e visitar um restaurante que tem o nome combinado com a palavra keller, entenda que é um local tradicional, com decoração especial,  com comida típica deliciosa e que está localizado em um subsolo! Mas, voltando ao Auerbachs Keller, esse restaurante foi mencionado no livro de Goethe, Fausto. Para quem conhece a obra, foi neste local onde Fausto fez o acordo com Mephisto.

Leipzig integrava a Alemanha Oriental e depois da reunificação a cidade soube se modernizar para se tornar uma das cidades alemãs com alto nível de qualidade de vida.

Deixe um comentário