Saigon ou Ho Chi Minh City: a cidade das motocicletas

Saigon ou Ho Chi Minh City: a cidade das motocicletas

A imagem que tinha de Saigon era de uma cidade efervescente, com cantoras asiáticas que cantavam nas casas noturnas durante a Segunda Guerra Mundial, quando muitos estrangeiros circulavam por lá, essa era a imagens que eu tinha da Saigon dos filmes.  Visitei a cidade, que continua efervescente, mas devido ao transito caótico. Ho Chi Minh City, o novo nome para Saigon tem uma  população de aproximadamente sete milhões de habitantes e é famosa pelo papel que desempenhou na Guerra do Vietnã.

São cinco milhões e meio de motocicletas que circulam entre os quinhentos mil automóveis. Além das motocicletas tem também as bicicletas. Para nós, ocidentais, a circulação de motocicletas é impressionante. Você vê motos que transportam tubos metálicos para construção com seis metros, moto que transporta grande coroa de flores para funeral, moto que transporta móveis, moto que transporta galinha amarrada pelos pés pendurada no volante da moto e até moto que transporta pequeno santuário de madeira (é comum ver esse tipo de santuário, que se assemelha pequenos templos, nas varandas das casas).  Vi motos com um passageiro, com dois, com até quatro passageiros. Vi também uma mãe amamentando um bebê na garupa de uma moto. Segundo informações prestadas pelo que guia que nos mostrava a cidade, são poucos acidentes que ocorrem nas ruas de Saigon. Mais acidentes ocorrem nas rodovias, onde as pessoas morrem por dirigir embriagadas. Os motoristas apressados que dirigem esses veículos buzinam bastante e dirigem rápido. Todos usam capacete, sem exceção. As mulheres, além do capacete, usam óculos e lenços que cobrem o rosto nas partes onde os óculos do sol não protegem. Usam também proteção de tecido, para os braços, de forma de nenhuma parte fique exposta no sol.  Elas se parecem com ninjas.

No meio da confusão do trânsito, você ver pessoas atravessando a rua com bastante tranquilidade. Apesar do aparente caos, eles respeitam os pedestres.

Dessa forma, concluímos que mesmo caótico para nós, o trânsito flui muito bem entre os vietnamitas, que sabem administrar aquele trânsito sem regras.

Com toda essa movimentação de motos e carros, observamos uma cidade que encontra-se crescendo e melhorando sua infraestrutura. Ainda é preciso muitos anos para que Ho Chi Min possa alcançar o patamar de desenvolvimento de Xangai e Hong Kong.

Para conhecer mais sobre  Ho Chi Minh City, clique aqui.

Incensos oferecidos aos deuses em um templo vietnamita
Incensos oferecidos aos deuses em um templo vietnamita
Motos e bicicletas
Motos e bicicletas
Interior do prédio dos Correios
Interior do prédio dos Correios
Catedral de Notre Dame
Catedral de Notre Dame
Central dos Correios de Saigon
Central dos Correios de Saigon
O barco
O barco
Ho Chi Min City e as motos
Ho Chi Min City e as motos
Saigon ou Ho Chi Minh City
Saigon ou Ho Chi Minh City

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s