RÚSSIA, PAÍS DAS MATRIOSCAS E DO FUTEBOL

Você sabia que 72.000 mil brasileiros compraram ingressos para assistir os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2018 na Rússia? Fiquei impressionada com esse número e como a Rússia era um país pouco divulgado no Brasil antes do mundial. Pois é, nesse post apresento algumas informações sobre esse país imenso.

Primeiro, é bom lembrar que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas-URSS foi extinta em 26 de dezembro de 1991 e hoje existe a Comunidade dos Estados Independentes integrada pela Rússia e por mais 11 países.

Fonte: Geografia nos dias atuais. 9o. ano. Autores: Cláudio Giardino, Ligia Ortega, Rosaly Braga Chianca e Virna Carvalho. Ed. Leya, pg. 134.

A Rússia é o país mais extenso do mundo e tem o seu território localizado na Europa e na Ásia sendo que os dois continentes estão separados pelos Montes Urais.

Fonte: Geografia nos dias atuais. 9o. ano. Autores: Cláudio Giardino, Ligia Ortega, Rosaly Braga Chianca e Virna Carvalho. Ed. Leya, pg. 135.

As terras russas, com cerca de 17milhões de km2, são tão extensas que o país tem 11 fusos horários! O país tem uma população de aproximadamente 143 milhões de habitantes!

Erich já visitou a Rússia três vezes e esteve em Moscou e São Petersburgo (e também Talin – capital da Estônia, Tbilisi – capital da Geórgia e Kiev – capital da Ucrânia, na época da URSS), ele ficou impressionado com a beleza das estações de metrô em Moscou,

Source/Fonte: Komsomolskaya subway station in Moscow. Site: https://www.rbth.com/arts/2017/06/19/dont-miss-these-5-stations-on-the-moscow-metros-circle-ring_785407

com a Praça Vermelha (que atualmente está colorida com a presença de torcedores de diversas partes do mundo), com o rico Patrimônio Cultural de São Petersburgo.

Originalmente ele queria viajar na ferrovia Transiberiana, a maior linha férrea do mundo, com 10 000 km de extensão, que liga Moscou a Vladivostok. Aliás, o país é muito bem servido de transportes marítimos e férreos. É um país definitivamente muito, muito interessante!

São 64 jogos que estão acontecendo na Rússia durante a referida Copa em 11 cidades-sede (os jogos em Moscou estão ocorrendo em dois estádios).

São elas: Moscou, Ecaterimburgo, São Petersburgo, Rostov, Samara, Volgogrado, Kazan, Sochi, Novgorod, Kalingrado, Saransk.

Fonte: https://www.stepmap.de/landkarte/spielorte-wm-2018baelle-1432625

Esse evento está mostrando ao mundo as belezas e curiosidades desse país incrível, com uma rica história e nomes famosos na literatura mundial como Nikolau Gógol, Fiódor Dostoievsky e Lev Tolstói, por exemplo.

O mundial também mostra a alegria dos torcedores, a má educação de alguns, como o caso do grupo de brasileiros que se comportaram de forma humilhante junto a uma mulher russa, e também mostra o comportamento exemplar dos senegaleses, brasileiros e japoneses que limparam as arquibancadas, depois do jogo na Arena de Ecaterimburgo.

Observação: se você quiser continuar “viajando” com o nosso blog, clique no botão “seguir” localizado no canto inferior direito dessa página. Você também pode “viajar” pelo Brasil conhecendo nosso livro 66 Brasil.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s