TIRADENTES, PRECIOSIDADE MINEIRA

O nosso Brasil cheio de cores e belas paisagens possui cidadezinhas incríveis com um rico patrimônio histórico que valem a visita! Tiradentes, localizada a aproximadamente 195 km (em torno de 3 horas e 20 minutos) de Belo Horizonte é uma delas. O lugar é charmoso, tem eventos que atraem milhares de visitantes e é um destino amado pelos mineiros. Tiradentes, com aproximadamente 7000 mil habitantes, integra o conhecido circuito turístico de Minas Gerais denominado “Trilha dos Inconfidentes” da região da Estrada Real.

Fonte: Google Maps

Tiradentes, fundada por volta de 1702, possui um rico conjunto arquitetônico e urbanístico, no qual se destacam a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de Santo Antônio,

sendo que o frontispício* dessa igreja foi um dos últimos trabalhos do grande Aleijadinho.  Além desses monumentos há outros edifícios interessantes como a Capela do Bom Jesus da Pobreza, o Chafariz de São José, dentre outros.

A cidade já serviu de locação para as minisséries Hilda Furação, Memorial de Maria Moura, do filme Menino Maluquinho, das novelas Coração de Estudante. As ruas de Tiradentes aparecem na mais nova novela Global “Espelho da Vida”. Algumas cenas do filme “Chico Xavier também foram filmadas lá.

O coração da cidade está localizado no Largo das Forras onde estão localizadas pousadas, lojas, restaurantes em seu entorno. É muito agradável caminhar nessa área, você pode até fazer um passeio de charrete.

Tiradentes atrai muitos turistas no mês de janeiro quando é realizado o famoso Festival de Cinema. Em agosto é realizado o Festival Gastronômico.

 

Erich e eu estivemos em Tiradentes para captar imagens para nosso livro 66 x Brasil e eu, como arquiteta, fiquei encantada, é um lugar para você sempre voltar para passear naquelas ruas que nos transportam para uma outra época.

Realizamos um passeio muito agradável no trem Maria Fumaça que realiza uma viagem de 12 km entre Tiradentes e São Del Rey, cidade do presidente Tancredo Neves, onde visitamos a bela Igreja de São Francisco de Assis e passeamos pelo centro histórico.

No entorno de Tiradentes, na região do Campo das Vertentes (Ritápolis, Resende Costa, Bichinho, Carrancas, entre outras), há possibilidade de se realizar atividades de ecoturismo como a visita a grutas, realização de trilhas, rapel, passeios de bicicletas, além de outros.

Tiradentes é definitivamente um destino brasileiro que vale a visita, principalmente para os que apreciam história e cultura.

*Frontíspicio – fachada ou frente de um edíficio.

Observação: se você quiser continuar “viajando” com o nosso blog, clique no botão “seguir” localizado no canto inferior direito dessa página. Você também pode “viajar” pelo Brasil conhecendo nosso  livro impresso 66 Brasil e sua versão digital 66 Belezas do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s