SERRA DE SÃO BENTO E ARREDORES, A BELEZA DAS PEDRAS

O Rio Grande do Norte é um estado brasileiro localizado no nordeste do Brasil e é famoso pelas suas belas praias.

Os turistas visitam a terra potiguar atraídos pelo sol e pelas águas mornas do Oceano Atlântico. Mas, neste post não vou escrever sobre as belezas das praias, mas, sim, de uma região localizada no sul do estado, no limite entre Rio Grande do Norte e a Paraíba: trata-se da Serra de São Bento e seus arredores.

O município de Serra de São Bento está localizado a 109 km de Natal e é caracterizado por possuir relevo ondulado e montanhoso.

A Serra de São Bento integra o Planalto da Borborema, está localizada a 401 metros de altitude e possui uma população de 5000 mil habitantes, aproximadamente. Esse destino é caracterizado por possuir belas formações rochosas que servem de cenário para a realização de trilhas, de prática de rapel e de ciclismo.

Serra de São Bento é bastante visitada durantes os meses de junho, julho e agosto, quando a temperatura cai um pouco em relação à temperatura de Natal. A temperatura média anual no mês de julho é de 21,1º C. Os natalenses gostam de visitar a Serra de São Bento para curtir um “friozinho”. No mês de agosto ocorre um Festival de Inverno.

Erich e eu já havíamos visitado a Serra de São Bento para captar imagens para nosso Guia das Belezas do Rio Grande do Norte (que já se encontra na sua 2ª. edição). Retornamos para passar um final de semana e rever as belezas da região. A subida da serra está florida, foram plantadas Buganvílias avermelhadas, que dão um charme especial ao caminho. Quando você chega na sede do município há também muitas dessas espécies vegetais floridas ao lado do lago Valdemar Carolino.

Nos hospedamos na Pousada Villas da Serra, onde pudemos visitar a Pedra da Mata,  se tem uma vista linda das formações rochosas do lugar, além de ter uma visão incrível do Parque Estadual da Pedra da Boca

e visitamos o Tanque de Boi, local de rara beleza.

Nas noites do sábado, vale a pena conhecer o Bar do Sapo, localizado ao lado da pedra de mesmo nome. Para quem está hospedado nessa pousada, o acesso é livre. Para quem não está, é cobrado um valor (R$ 80,00 por adulto, 40,00 para pessoas com idade entre 8 a 14), que é revertido completamente para consumo. Achamos que o lugar é realmente muito especial, lindo!!!

Dentre as trilhas existentes na Serra de São Bento, vale a pena realizar as trilhas do Alto da União, onde existe um cruzeiro e você pode apreciar a Pedra da Trouxa,

Pedra da Trouxa, foto cedida pela condutora de turismo Nazareth Neves.

além de ter uma visão deslumbrante da cidade. Tem a trilha da Pedra do Empurrão, outra formação rochosa espetacular. Tem a Pedra do Sino, que ao batermos nela emite um som que parece com uma badalada de um sino…

Pedra do Sino, foto cedida pela condutora de turismo Nazareth Neves.

Outro lugar famoso é a Loca das Almas, local envolto por lendas, onde foi encontrado artefatos indígenas.

Além desses passeios, você também pode visitar o Parque Estadual Pedra da Boca

e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima (mesmo que você não seja religioso, vale a visita porque o lugar é muito bonito emoldurado com as formações rochosas), que está localizado no município de Araruna, Paraíba.

Aliás, há uma estradinha que liga a rodovia RN-269, acesso à São Bento, ao referido santuário que é bem pitoresca, de terra

e ladeada de vegetação Caatinga Hipoxerófila, típica de clima semiárido, com espécies como o juazeiro, mandacaru, aroeira, dentre outros.

Percorremos esse caminho à tarde quando os raios solares tornaram o verde da vegetação mais intenso, as cores pareciam mais vivas, foi realmente espetacular!

Outro tour que pode ser realizado, é almoçar em um dos restaurantes localizados nas margens da RN- 269, antes de chegar a sede do município de Monte das Gameleiras (distante 12 km de Serra de São Bento), de onde se tem uma vista bonita da região. Há pousadas e restaurantes.

Finalmente, gostaria de dizer que a visita à Serra de São Bento é recomendada principalmente quando a temperatura está mais amena. Na nossa opinião, esse destino é sugerido para um final de semana. E para finalizar, tome um cafezinho com uma tapioca recheada no Café Serrano, de Adriana, que decorou o lugar com muito carinho, uma delícia…Quando sentei na mesa do lado de fora do café para comer a tapioca observei que todos que passavam, nos cumprimentavam, diziam boa tarde…infelizmente esse costume se perdeu nas cidades grandes, nesse momento, me lembrei de como é bom estar em um lugarzinho como esse…

Nota:

– a sinalização existente que conduz o visitante desde Passe e Fica até o café Serrano na Serra de São Bento foi muito bem elaborada, considerando-se que a sinalização das rodovias que conduzem à Serra de São Bento é  quase inexistente;

– você pode chegar em Serra de São Bento saindo de Natal e passando por Tangará ou passando por Goianinha, veja o mapa.

Fonte: Google Maps.

– Condutoras  turísticas e agencia de turismo em Serra de São Bento:

Maria de de Nazaré Gomes das Neves:Tel:(84)988155240, Janine Feliciano Ramos: Tel: 987952722 e Serrastur Viagens e Turismo: 32890211

Observação: se você quiser continuar “viajando” com o nosso blog, clique no botão “seguir” localizado no canto inferior direito dessa página. Você também pode “viajar” pelo Brasil conhecendo nosso  livro impresso 66 Brasil e sua versão digital 66 Belezas do Brasil.

 

 

 

2 comentários em “SERRA DE SÃO BENTO E ARREDORES, A BELEZA DAS PEDRAS”

  1. Se vier de João Pessoa ou Recife, melhor pegar à esquerda em Canguaretama e seguir por Pedro Velho e Nova Cruz. Indico a mesma rota para quem vem de Natal: uns kilometros a mais e uma estrada mais bonita

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s